Durante muito tempo, ouvi a ideia de que o YouTube Shorts “destrói” canais do YouTube e eu confesso que já fiquei tentado em acreditar nisso.
Na real, em muitos momentos ainda me pergunto se isso realmente faz sentido ou é algo pontual.
Pesquisando mais e mais, tenho percebido que essa narrativa é cíclica e alimentada por tendências momentâneas, tanto aqui no Brasil quanto no cenário internacional de criadores.
Algumas coisas que tenho observado são:
📈 Tendências cíclicas: Sempre haverá alguém dizendo que determinada novidade prejudica criadores. O Shorts é apenas mais um exemplo dessa dinâmica.
🤔 Algoritmos inteligentes: O YouTube não apenas separa vídeos curtos e longos com eficiência, como também dá aos criadores as ferramentas para conectar os dois formatos. (Além de tudo, temos que pelo menos pensar na possibilidade de que a inteligência desses algoritmos vai muito além do que a gente realmente “acha”.)
🤝 A conexão entre os formatos: Shorts bem pensados podem levar espectadores diretamente para os conteúdos mais longos e isso é ouro quando você para pra pensar que, você consegue unir a grande alavancagem de um vídeo curto conectando aquele público com uma possibilidade de vídeo longo. (Através da opção de conteúdo relacionado)
🧪 Teste e diversificação: Experimentar novos formatos vai fazer com que apenas você saiba o que funciona para o seu canal, ou não.
🧱 Prateleira de conteúdos: Ter uma base sólida com vídeos longos, tutoriais e conteúdos vitalícios que sejam pesquisáveis e ranqueadas com SEO é tão importante quanto apostar em novidades como os Shorts.
O que mais tenho percebido é que o sucesso no YouTube é resultado de estratégias personalizadas. Não há atalhos e cada criador precisa encontrar o mix ideal que funcione para sua audiência.
Em grande parte das vezes, você vai encontrar pessoas que usam estratégias completamente diferentes, uma das outras e todas as partes tiveram grandes resultados, mesmo discordando completamente de como a outra parte conseguiu atingir aquele resultado.
O que vocês pensam sobre isso??
Deixe um comentário